quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Polícia alerta sobre um novo tipo de ação criminosa


Um dia após agentes da 60ª DP carioca estourarem um cativeiro e libertarem uma refém na Baixada Fluminense, no Rio, a Polícia Civil apresentou, ontem (26), sete suspeitos de praticarem uma nova modalidade do golpe do falso sequestro.

De acordo com as investigações, agora, a vítima é atraída por um telefonema dos criminosos, e, na hora de pagar o resgate por um suposto parente, acaba sendo sequestrada de verdade. Ainda segundo a polícia, atualmente não existe nenhuma quadrilha especializada em sequestros no Rio. De janeiro a maio deste ano foram registrados quatro casos, e no ano passado foram dois neste mesmo período.

No entanto, o que chamou a atenção das autoridades é uma nova forma que as quadrilhas inventaram para atrair as vítimas. Em um dos casos, um adolescente de 16 anos havia levado o dinheiro do suposto resgate e acabou no cativeiro. Numa gravação telefônica feita com autorização da Justiça, os criminosos fazem ameaças à família do rapaz:

Criminoso: "Tá lá dentro do buraco. Já botamos alçapão, metemos cimento, só com cano ‘pra’ ele respirar. Olha o que você está fazendo”.

Pai: “Você deve ter filho cara. Pelo amor de Deus, deixa eu falar com meu filho”.

De acordo com a polícia, tudo começa com o golpe de falso sequestro. Os criminosos precisam apenas de um catálogo telefônico. Eles escolhem aleatoriamente um número e ligam para uma pessoa qualquer.

Em seguida, eles mentem dizendo que algum parente próximo está no cativeiro. Um resgate é pedido. No momento em que esse resgate seria entregue, a vítima é realmente sequestrada.

“A orientação é a seguinte: desliga o telefone, procura o suposto sequestrado, se não encontrou, então procura a polícia. Nós estamos aqui para ajudar e temos um resultado de eficiência no combate ao crime de extorsão mediante sequestro no Estado”, orienta o delegado Luiz Lima Ramos Filho.


In: Espacovital.com.br

Nenhum comentário: